Se você nunca investiu seu dinheiro, pode estar se perguntando como começar. A boa notícia é que investir não é apenas para os ricos. Qualquer pessoa pode investir, desde que tenha o plano certo em mente.

Na verdade, existem muitas opções disponíveis, quer você tenha dezenas, centenas ou milhares de dólares para investir.

Como e onde investir seu dinheiro dependerá da sua situação financeira e dos seus objetivos. Para ajudá-lo a começar, descrevemos algumas maneiras pelas quais você pode começar.

width=1024

Os benefícios de investir

Investir é importante porque o ajuda com seus objetivos financeiros de longo prazo, como a aposentadoria. Mesmo que o país em que você mora ofereça benefícios do governo, como pensões ou pagamentos do Seguro Social, isso pode não ser suficiente para custear seu estilo de vida.

Alguns aspectos da sua vida podem ficar caros – pense em saúde nos Estados Unidos – e para viver confortavelmente, é importante ter um pé-de-meia de tamanho considerável.

Além disso, a inflação acabará por diminuir o valor do dinheiro com o passar do tempo. Em outras palavras, um dólar hoje valerá menos no futuro. Investir ajuda você a ganhar juros sobre o seu dinheiro arduamente ganho, ajudando-o a combater a inflação.

Um benefício adicional de investir é que não importa com quanto você comece. Começar com uma pequena quantia – como apenas $100 – permite que você ganhe experiência, aprendendo o que funciona melhor para você no curto prazo. Em seguida, você pode aplicar esses aprendizados a montantes maiores à medida que ganha ímpeto em seus investimentos.

Você também pode investir

Você não é o único a se sentir intimidado por investir. Por um lado, há muitos jargões associados a investimentos que podem dificultar sua compreensão. Em outras palavras, pode parecer uma grande curva de aprendizado.

Sandy Yong, autora de The Money Master: Inside Secrets on How to Make Your Money Grow and Stay Safe, concorda. Ela diz que ouvir sobre conselhos de investimento de várias fontes pode aumentar a confusão.

“As pessoas também recebem dicas de investimentos de amigos, colegas e outras fontes, e é difícil decifrar entre bons e maus conselhos”, diz ela. “Isso é opressor e é natural querer procrastinar em vez de lidar de frente com seus objetivos financeiros.”

Outro desafio é que, se você for alguém que aprende inglês como segunda língua, a barreira adicional torna isso ainda mais difícil.

Andrew Wang, o sócio-gerente da Runnymede Capital Management, entende que o setor de serviços financeiros tende a criar produtos complexos que podem ser difíceis de entender.

“Para muitos, os princípios básicos de investimento muitas vezes não são ensinados juntamente com matemática e história, o que aumenta o desafio”, diz ele.

Se você se sentir sobrecarregado, existem recursos disponíveis para ajudá-lo. Comece dando pequenos passos e saiba que se precisar mudar suas táticas no futuro, você pode.

“Os investidores sempre podem escolher uma opção e, vários anos depois, decidir mudar para outro caminho”, diz Yong.

Fontes sobre investimentos

Existem muitos livros renomados sobre investimentos para iniciantes. Peça recomendações pessoais ou leia críticas online para ter uma ideia melhor se um livro se adapta às suas necessidades. Por exemplo, alguns são escritos com certos dados demográficos em mente, enquanto outros podem se concentrar especificamente em livrar-se de dívidas ou economizar para a aposentadoria.

Embora esta lista certamente não seja completa, esses títulos são bem revisados e podem representar um bom ponto de partida para sua pesquisa:

Além de livros, você encontrará muitos aplicativos de investimento desenvolvidos para iniciantes. Mais uma vez, embora esta não seja uma lista completa, esses aplicativos representam opções populares com avaliações geralmente fortes:

width=1024

O que fazer antes de estar pronto para investir

Antes de começar, certifique-se de que suas despesas regulares sejam cuidadas e que você tenha dinheiro suficiente reservado para lidar com eventos inesperados.

Wang sugere o estabelecimento de um fundo de emergência para que, se você precisar de acesso rápido a uma grande quantidade de dinheiro, você o tenha. Idealmente, esse fundo de emergência deve ser reservado em outra conta de poupança e usado apenas quando você realmente precisar dele.

Depois de fazer isso, analise seu orçamento para ver quanto você pode investir. Isso o ajudará a restringir suas opções, já que a maioria das plataformas de investimento terá valores mínimos.

Por exemplo, considere esses requisitos no momento em que este artigo foi escrito. O portfólio inteligente orientado por robô consultor da Charles Schwab requer um mínimo de $5.000 para iniciar o serviço, enquanto o aplicativo de investimento Acorns não tem nenhum requisito mínimo, mas tem uma estrutura de taxa de assinatura mensal de $1 a $5, dependendo da opção escolhida.

Robinhood, por outro lado, tem um mínimo de $0 exigido para abrir uma conta da corretora e uma conta Robinhood Gold, mas adere a um mínimo regulamentar de $2.000 para abrir uma conta de margem.

Resumindo, preste muita atenção ao mínimo da conta e às taxas associadas.

Determine suas metas de investimento

Ao examinar os tipos de produtos e serviços nos quais pode estar interessado, mantenha suas metas financeiras em primeiro lugar.

Por exemplo, você quer se aposentar confortavelmente, reservar dinheiro para a faculdade de um filho ou comprar um carro novo? Dependendo do seu objetivo, sua estratégia de investimento pode ser adaptada.

Metas de longo prazo, por exemplo, podem fornecer um retorno geral mais alto sobre o seu dinheiro, mas pode ser necessário que seu dinheiro permaneça investido por mais tempo. Para objetivos de curto prazo, você pode optar por buscar uma taxa de retorno mais baixa que tenha um período de investimento necessário mais curto.

Uma vantagem de deixar seu dinheiro no mercado de ações por mais tempo é que você não precisa se preocupar com as flutuações do dia a dia. É menos provável que você sofra perdas ao sair do mercado em um período de baixa.

Você sempre pode misturar sua estratégia. Por exemplo, você pode escolher uma quantia menor para investir de forma mais agressiva, enquanto joga com mais segurança com um fundo de aposentadoria como um Roth IRA. Os fundos de aposentadoria podem fornecer uma maneira de diversificar seu portfólio para que você cresça com o mercado econômico e menos dependente do sucesso de uma ação ou empresa.

É importante observar que todas as formas de investimento apresentam algum tipo de risco. Como o mercado sobe e desce (conhecido como volatilidade), o mesmo ocorre com seus retornos. Em alguns anos, você pode ganhar muito e, em outros, pode enfrentar perdas. Compreender sua tolerância ao risco – quanto você pode lidar pessoalmente com a volatilidade nos mercados – o ajudará a determinar em que você investe.

Como realmente começar a investir

A melhor estratégia para investidores iniciantes é manter tudo o mais simples possível. Isso pode significar configurar depósitos regulares a cada mês automaticamente, de suas economias para sua conta da corretora. Também pode significar definir lembretes para verificar seu orçamento e ver se você pode aumentar o valor que investe.

Considere investigar as seguintes opções para começar a investir:

Configure uma conta de aposentadoria 401k por meio de seu empregador.

Se ainda não o fez, entre em contato diretamente com seu RH para ver se sua empresa oferece um plano de aposentadoria 401k. Eles podem orientá-lo sobre como começar e dar o pontapé inicial no seu investimento imediatamente.

Experimente um robô-consultor.

Existem vários robô-consultores projetados para facilitar o investimento. As opções populares incluem SoFi, Vanguard e Stash.

Inscreva-se em um aplicativo desenvolvido para investidores iniciantes.

É fácil e grátis abrir uma conta com vários aplicativos de investimento, como os listados acima na seção de recursos.

Depois de baixar o aplicativo, siga as instruções para configurar uma conta e começar a investir. A forma mais comum de investir dinheiro nesses aplicativos é por meio de ações. Há muitos para escolher, então a próxima etapa é começar a pesquisar as empresas das quais deseja comprar ações.

Invista diretamente por meio da sua conta da corretora.

Vários bancos também possuem contas de corretora. Charles Schwab, por exemplo, oferece uma conta de corretora que pode ser aberta gratuitamente com uma conta poupança.

A partir daí, você pode transferir dinheiro diretamente de sua conta poupança para sua conta da corretora e começar a comprar ações imediatamente.

width=1024

Distribua seu dinheiro

Tanto Yong quanto Wang sugerem que você diversifique seus investimentos. Em outras palavras, certifique-se de que seu dinheiro seja distribuído em diferentes tipos de investimentos para reduzir o risco.

Dependendo da sua plataforma de investimento, este tipo de diversificação de investimento de risco reduzido pode acontecer automaticamente. Por exemplo, com um robô-consultor ou um aplicativo, a diversificação do investimento pode ser uma configuração automática. Se desejar, você pode ler sobre as configurações padrão e ajustá-las.

Para muitos investidores, produtos como fundos mútuos ou fundos negociados em bolsa (ETFs) ajudam a distribuir o risco. Esses produtos de investimento oferecem um monte de ações e títulos em indústrias e setores, em vez de comprar ações individuais.

Você deve contratar um consultor financeiro?

Em muitos casos, é perfeitamente normal começar a investir por conta própria. Você pode ter um programa patrocinado pelo empregador ou usar um produto projetado para iniciantes. No entanto, se você sentir que precisa da ajuda de um profissional, comece com uma pesquisa.

Yong adverte que nem todos os consultores são iguais. Alguns planejadores financeiros irão sugerir produtos de investimento que resultem no recebimento de uma comissão mais alta, não necessariamente o que é melhor para você. Ela sugere pedir sugestões às pessoas em quem você confia e entrevistar várias delas antes de decidir quem contratar.

Pergunte sobre sua formação, filosofia de investimento e experiência. Talvez o mais importante, pergunte como eles são pagos, se é uma porcentagem de sua carteira de investimentos ou uma taxa fixa antecipada.

“Um bom consultor deve explicar os riscos envolvidos em investir e não tentar prometer demais seus resultados de desempenho”, diz Yong. “Eles também pedirão que você traga a documentação adequada, como suas declarações de investimento, patrimônio líquido, despesas e declaração de impostos, a fim de oferecer o melhor conselho.”

Procurando por uma opção intermediária? Robô-assessores são programados para desenvolver carteiras de investimento inteligentes para você, dependendo de seus objetivos e tolerância ao risco. Eles podem ajudá-lo a aprender e se familiarizar com o mundo dos investimentos.

Qualquer que seja a rota de investimento que você escolher, certifique-se de não investir em algo que você não entende. Se você não sabe de algo, pergunte. Todos nós éramos iniciantes em um ponto.

Sobre a Remitly

A Remitly torna as transferências internacionais de dinheiro mais rápidas, fáceis, transparentes e acessíveis. Nosso aplicativo móvel confiável e fácil de usar tem a confiança de mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Visite a página inicial ou baixe nosso aplicativo e mostraremos como começar.

This publication is provided for general information purposes only and is not intended to cover all aspects of the topics discussed herein. This publication is not a substitute for seeking advice from an applicable specialist or professional. The content in this publication does not constitute legal, tax, or other professional advice from Remitly or any of its affiliates and should not be relied upon as such. While we strive to keep our posts up to date and accurate, we cannot represent, warrant or otherwise guarantee that the content is accurate, complete or up to date.

Tell us about you

Find us at the office

Eastmond- Sukel street no. 62, 79540 Hanga Roa, Easter Island

Give us a ring

Jaquelinee Wrate
+74 201 709 645
Mon - Fri, 9:00-15:00

Reach out